logo Bolsa

Módulo 5

Os segredos da negociação

Data: 18 Maio 2018

Horário: 10h00 - 17h00

Coordenador: Osvaldo Santos

Objectivos: Compreender a importância das técnicas de comunicação e de negociação no relacionamento com os restantes stakeholders do sistema de saúde, numa perspetiva de obtenção de consenso e compromisso, com salvaguarda dos interesses dos doentes.

Metodologia de ensino: Método expositivo e de discussão. Apresentação de casos.

Ana Vasconcelos

Com frequência universitária em Filosofia, cedo iniciou atividades de voluntariado no colégio que frequentou. Mais tarde, exerceu atividades de voluntariado em várias organizações do terceiro setor e com diversos públicos-alvo (sem-abrigo, imigrantes, que exercem a prostituição, crianças, entre outros). Empresária de profissão (ocupa p cargo de Direção Geral da Belcinto), adora ler nos seus tempos livres. Atualmente ocupa o cargo de Tesoureira da Pista Mágica (da qual é cofundadora) e da Associação Santa Paula Frassinetti (delegação Norte); é Vice Presente da Appicaps.

Cláudia Pedra

Sócia Fundadora e Managing Partner da Stone Soup Consulting. Licenciou-se em Relações Internacionais no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Tem um mestrado em Estratégia, uma formação em Relacionamento Interpessoal e Trabalho de Equipa e um curso de Gestão de Projectos de Ajuda Humanitária. Cláudia Pedra tem 23 anos de experiência na área dos direitos humanos, e mais de 14 anos em gestão estratégica. As suas áreas de especialidade na Stone Soup são planeamento estratégico, modelos e planos de negócio social, estratégias de scaling up e sustentabilidade financeira. Colaboradora em vários processos de planeamento da sustentabilidade financeira nomeadamente na Liga Portuguesa Contra o Cancro, Bolsa de Valores Sociais, SOS Voz Amiga, BIPP, Capulana, Accessible Portugal, APCD, entre outros.

Fátima Duarte

Licenciada em Ciências da Comunicação dedicou os primeiros anos da sua carreira ao jornalismo e à comunicação. A paixão pelas pessoas levou-a à formação e gestão de Grandes Clientes no setor privado. O Voluntariado foi uma constante ao longo de todo o tempo e hoje é um pilar na atuação como coordenadora de Formação na AERLIS, formadora e consultora em projetos de Responsabilidade Social e Voluntariado. Atualmente é Regional Voice Lead do Impact 2030 para Portugal

Sónia Fernandes

Licenciada em Antropologia e mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento. Desenvolveu trabalho e competências de voluntariado internacional em países como EUA, Moçambique, Timor-Leste e Togo, para além do trabalho de voluntariado desenvolvido a nível nacional desde os 14 anos. Trabalhou com ONGs, as Nações Unidas e a União Europeia.

Como formadora e docente, já chegou a milhares de voluntários, dezenas de estudantes e profissionais.

Publicou vários manuais e três livros: Sobreviver em Missão (2009), Diário de Maio Luz. Pensamentos em Missão (2010) e Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar (2011).

Marta Salavisa

Especialista em Comunicação e Relações Públicas, trabalha em comunicação na área da saúde há mais de 10 anos, com entidades governamentais, indústria farmacêutica, sociedades científicas, ordens profissionais e associações de doentes.

Atualmente é Assessora de Comunicação na Escola Nacional de Saúde Pública e colabora com os Programas Nacionais para a Literacia em Saúde e Autocuidados (Ministério da Saúde) e Promoção da Atividade Física (Direção-Geral da Saúde).

Cidadã participativa, cuidadora e detentora de sentido de humor.

Jorge Correia

Relações Institucionais da Farmacêutica Roche, trabalhou 19 anos como jornalista e editor de Saúde na RTP e Antena 1. Formado em Ciências Sociais e nascido em Viana do Castelo em 1971.

Sofia Aureliano

Nascida nas Caldas da Rainha em 1981, é casada e tem um filho de 7 anos.

Licenciou-se em Comunicação Social com especialização em Jornalismo Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Na mesma instituição, tem uma pós-graduação em Comunicação e Marketing Político e está a fazer o doutoramento em Ciência Política. Atualmente faz a coordenação executiva da Pós Graduação em Comunicação e Marketing Político e leciona a cadeira de Comunicação e Sistemas Políticos. Na academia, é ainda professora-adjunta da ESHTE, onde dá as cadeiras de Relações Públicas e de Técnicas de Ideação e Empreendedorismo, aos alunos do mestrado em Turismo.

Foi jornalista na Rádio Comercial e produtora de televisão na Mandala (Contra-informação). Dedicou-se à consultoria em comunicação e relações públicas durante vários anos. Desde 2011, exerce funções de assessora de comunicação no Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata.

Na realidade, o que gosta mais de fazer é COMUNICAR. E é uma sortuda. Porque tem a sorte de fazer isso todos os dias. 

João Pereira

Trabalha na Roche Farmacêutica desde 1998 nas áreas da comunicação interna e externa, Assessoria de Imprensa, Public Affairs, Public Policy, Branding e Responsabilidade Social. Mentor e dinamizador de inúmeras campanhas de sensibilização e informação em saúde em áreas como o Cancro, SIDA, Hepatite, Obesidade, Artrite Reumatóide, Esclerose Múltipla, entre outras. Formador em Comunicação e Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação Social, em diferentes cadeiras na licenciatura de Relações Públicas.