logo Bolsa

Formulário de Inscrição

Estão previstas 25 vagas para este curso. A formação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Para submeter a sua proposta de inscrição preencha o seguinte formulário.


Se for uma das primeiras 25 inscrições será contactado pela Escola Nacional de Saúde Pública para frequentar a Academia.

Ana Vasconcelos

Com frequência universitária em Filosofia, cedo iniciou atividades de voluntariado no colégio que frequentou. Mais tarde, exerceu atividades de voluntariado em várias organizações do terceiro setor e com diversos públicos-alvo (sem-abrigo, imigrantes, que exercem a prostituição, crianças, entre outros). Empresária de profissão (ocupa p cargo de Direção Geral da Belcinto), adora ler nos seus tempos livres. Atualmente ocupa o cargo de Tesoureira da Pista Mágica (da qual é cofundadora) e da Associação Santa Paula Frassinetti (delegação Norte); é Vice Presente da Appicaps.

Cláudia Pedra

Sócia Fundadora e Managing Partner da Stone Soup Consulting. Licenciou-se em Relações Internacionais no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Tem um mestrado em Estratégia, uma formação em Relacionamento Interpessoal e Trabalho de Equipa e um curso de Gestão de Projectos de Ajuda Humanitária. Cláudia Pedra tem 23 anos de experiência na área dos direitos humanos, e mais de 14 anos em gestão estratégica. As suas áreas de especialidade na Stone Soup são planeamento estratégico, modelos e planos de negócio social, estratégias de scaling up e sustentabilidade financeira. Colaboradora em vários processos de planeamento da sustentabilidade financeira nomeadamente na Liga Portuguesa Contra o Cancro, Bolsa de Valores Sociais, SOS Voz Amiga, BIPP, Capulana, Accessible Portugal, APCD, entre outros.

Fátima Duarte

Licenciada em Ciências da Comunicação dedicou os primeiros anos da sua carreira ao jornalismo e à comunicação. A paixão pelas pessoas levou-a à formação e gestão de Grandes Clientes no setor privado. O Voluntariado foi uma constante ao longo de todo o tempo e hoje é um pilar na atuação como coordenadora de Formação na AERLIS, formadora e consultora em projetos de Responsabilidade Social e Voluntariado. Atualmente é Regional Voice Lead do Impact 2030 para Portugal

Sónia Fernandes

Licenciada em Antropologia e mestre em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento. Desenvolveu trabalho e competências de voluntariado internacional em países como EUA, Moçambique, Timor-Leste e Togo, para além do trabalho de voluntariado desenvolvido a nível nacional desde os 14 anos. Trabalhou com ONGs, as Nações Unidas e a União Europeia.

Como formadora e docente, já chegou a milhares de voluntários, dezenas de estudantes e profissionais.

Publicou vários manuais e três livros: Sobreviver em Missão (2009), Diário de Maio Luz. Pensamentos em Missão (2010) e Todos temos asas, mas apenas os voluntários sabem voar (2011).

Marta Salavisa

Especialista em Comunicação e Relações Públicas, trabalha em comunicação na área da saúde há mais de 10 anos, com entidades governamentais, indústria farmacêutica, sociedades científicas, ordens profissionais e associações de doentes.

Atualmente é Assessora de Comunicação na Escola Nacional de Saúde Pública e colabora com os Programas Nacionais para a Literacia em Saúde e Autocuidados (Ministério da Saúde) e Promoção da Atividade Física (Direção-Geral da Saúde).

Cidadã participativa, cuidadora e detentora de sentido de humor.

Jorge Correia

Relações Institucionais da Farmacêutica Roche, trabalhou 19 anos como jornalista e editor de Saúde na RTP e Antena 1. Formado em Ciências Sociais e nascido em Viana do Castelo em 1971.

Sofia Aureliano

Nascida nas Caldas da Rainha em 1981, é casada e tem um filho de 7 anos.

Licenciou-se em Comunicação Social com especialização em Jornalismo Político pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Na mesma instituição, tem uma pós-graduação em Comunicação e Marketing Político e está a fazer o doutoramento em Ciência Política. Atualmente faz a coordenação executiva da Pós Graduação em Comunicação e Marketing Político e leciona a cadeira de Comunicação e Sistemas Políticos. Na academia, é ainda professora-adjunta da ESHTE, onde dá as cadeiras de Relações Públicas e de Técnicas de Ideação e Empreendedorismo, aos alunos do mestrado em Turismo.

Foi jornalista na Rádio Comercial e produtora de televisão na Mandala (Contra-informação). Dedicou-se à consultoria em comunicação e relações públicas durante vários anos. Desde 2011, exerce funções de assessora de comunicação no Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata.

Na realidade, o que gosta mais de fazer é COMUNICAR. E é uma sortuda. Porque tem a sorte de fazer isso todos os dias. 

João Pereira

Trabalha na Roche Farmacêutica desde 1998 nas áreas da comunicação interna e externa, Assessoria de Imprensa, Public Affairs, Public Policy, Branding e Responsabilidade Social. Mentor e dinamizador de inúmeras campanhas de sensibilização e informação em saúde em áreas como o Cancro, SIDA, Hepatite, Obesidade, Artrite Reumatóide, Esclerose Múltipla, entre outras. Formador em Comunicação e Professor Adjunto na Escola Superior de Comunicação Social, em diferentes cadeiras na licenciatura de Relações Públicas.